Dia 24 de janeiro é o Dia Nacional do Aposentado, data criada para celebrar a instituição da primeira lei brasileira de Previdência Social, em 1923.
A legislação publicada no dia 24 de janeiro de 1923 possibilitou a criação das Caixas de Aposentadoria e Pensões (CAP), inicialmente em cada empresa da Estrada de Ferro do Brasil
Todos e todas sabemos que para a população brasileira em geral só se aposenta quem trabalha e consegue contribuir com a Previdência Social. E se hoje temos um país estruturado para os mais jovens, com estradas, hospitais, infraestruturas, grandes metrópoles, desenvolvimento científico, escolas, Previdência Social, etc., tudo isso é fruto em grande medida do trabalho social e histórico das pessoas aposentadas.
Além desse legado histórico de muito trabalho, existe o legado político da ação sindical e da própria movimentação política no país, instrumentos fundamentais para a classe trabalhadora de ontem e de hoje mudar e melhorar a sua condição de vida e lutar por uma Previdência Social pública, universal e solidária intergeracional.
A Previdência Social é essencial à classe trabalhadora e resultou de suas lutas. Neste aniversário de 101 anos, quando também é celebrado o dia das aposentadas e dos aposentados, ao invés de comemorações, é preciso ir para as ruas fortalecer as lutas pela revogação das contrarreformas previdenciárias; pelo fim da contribuição previdência de aposentadas, aposentados e pensionistas; pela integralidade das aposentadorias e equiparação salarial entre pessoas ativas e aposentadas e para refutar a proposta econômica do governo federal para as servidoras e os servidores públicos, que exclui aposentados e pensionistas e apresenta reajuste zero em 2024.
O SINDIAPI/UGT, em nome do nosso Presidente o Sr. Natal Leo veem homenagear e dar os Parabéns a todas as pessoas Aposentadas do Brasil.